ULSBA aposta na Transformação Digital de Processos Hospitalares

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) implementa Sistema de Automatização de Processos, o iPortalDoc, para assegurar a desmaterialização e modernização dos processos.

Numa tentativa de terminar com os processos tratados em papel, a ULSBA procedeu à desmaterialização das assinaturas dos utentes e dos profissionais de saúde. A assinatura de documentos por parte dos utentes, nos balcões das unidades através de signing-PADs, e a assinatura legal de documentos por parte do clínico, com recurso à Chave-Móvel-Digital ou ao Cartão de Cidadão, contribuem para a simplificação e agilização dos processos hospitalares.

O projeto dá, assim, aos utentes a possibilidade de assinar documentos de forma descentralizada, e aos profissionais ganhos de eficiência, uma vez que o documento é automaticamente armazenado e fica disponibilizado no respetivo processo (clínico ou administrativo).

Adicionalmente, representa um importante passo para a gestão do arquivo, controlo e comunicação automática dos documentos, promovendo uma maior eficiência nos cuidados de saúde prestados. A assinatura legal em processos internos associados à desmaterialização dos próprios processos, aumenta a eficiência na execução dos processos e permite “eliminar” distâncias entre os utentes e a ULSBA.

A eficácia da solução é comprovada pela avaliação efetuada pelos próprios utentes, com indicadores muito positivos do seu nível de satisfação.