Projeto de Transformação Digital assente em IPBRICK

Projeto de Transformação Digital, assente em Soluções IPBRICK, assegura a desmaterialização de processos, e assinaturas do utente, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) implementou um Sistema de Gestão Documental e de Processos, o iPortalDoc, que assegura a desmaterialização de documentos/processos e, desta forma, permite otimizar os procedimentos internos.

O projeto dá ao utente a possibilidade de assinar documentos de forma desmaterializada, nos balcões das unidades, através de signing-PADs, e aos médicos a possibilidade de assinar documentos com recurso à Chave-Móvel-Digital ou Cartão de Cidadão.

A Solução implementada impacta de forma positiva os processos desta Unidade Local de Saúde, conferindo-lhe ganhos de produtividade e eficiência, uma vez que o documento é automaticamente armazenado e fica disponibilizado no respetivo processo (clínico ou administrativo).

Adicionalmente, a Solução teve um impacto positivo na gestão do arquivo, controlo e comunicação automática dos documentos, promovendo uma maior eficiência dos cuidados de saúde prestados. A otimização de processos através do módulo de RPA do iPortalDoc, exponencia a eficiência na realização dos processos com automatização de tarefas repetitivas.

A par do aumento da eficiência processual, foram introduzidas melhorias ao nível da comunicação na ULSCB, com a adoção de um Portal Colaborativo, assente em tecnologia IPBRICK, para a divulgação de informação. Este Portal Colaborativo associa a divulgação de informação, com a possibilidade de comunicação, entre os profissionais, por Chat, Voz e Vídeo, facilitando a interação entre os colaboradores.

Com a implementação deste Projeto, financiado por fundos comunitários (POCI-05-5762-FSE-000391), a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco ambiciona introduzir melhorias que tenham um impacto positivo ao nível da simplificação administrativa e, consequentemente, na prestação de cuidados de saúde focados na coesão territorial, proximidade ao utente e equidade do acesso.